:: Senha de Wi-Fi: como saber se tem alguém roubando minha internet?

Se a internet da sua casa estiver mais lenta que o normal, ou se a sua franquia de celular está esgotando mais rápido que o esperado, pode ser que algo bem desagradável esteja acontecendo: alguém esteja roubando o seu Wi-Fi.

Além de ser uma atitude anti-ética e mesmo criminosa, saiba que esta é uma situação que pode apresentar riscos para você. Como o seu IP é público, quando alguém rouba a sua internet, ele pode ser usado para práticas ilícitas que ficarão registradas sob o seu nome.

Para conferir se isso está acontecendo com você, confira as dicas que preparamos.

Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi?

Para tirar a dúvida, é importante saber quais são as pistas que indicam que sua internet está sendo surrupiada por alguém. A seguir, entenda quais são os indicativos de que isso está acontecendo.

1. Internet lenta

Dependendo do seu provedor, é esperado que, eventualmente, sua internet fique mais lenta. Pode ocorrer, por exemplo, por conta de instabilidades no sinal ou no tempo. Mas se você já seguiu os protocolos básicos (reiniciou o roteador, arrumou as antenas, etc.) e a situação permanece, pode ser um sinal do roubo.

Para verificar, desligue todos os aparelhos que estão ligados no Wi-Fi e acesse o aplicativo do roteador com seu smartphone. Se aparecer que há algum consumo de banda de internet naquele momento, é provável que alguém esteja roubando sua internet.

2. Presença de dispositivos que você não conhece

Entre nas configurações do seu roteador e olhe todos os dispositivos que estão conectados na sua rede. Caso haja algum que você não reconhece, é bem provável que aquele seja o aparelho do ladrão.

Alguns roteadores não conseguem identificar qual é o modelo do dispositivo intruso, dificultando que você entenda se há algum aparelho estranho conectado. Para driblar esse problema, o ideal é baixar programas específicos que ajudam a identificar os aparelhos ligados na sua rede.

3. Sinal das luzes do roteador

Siga esse protocolo: desligue todos os aparelhos do seu Wi-Fi, espere uns minutos e veja o comportamento do seu roteador. Se por acaso as luzes ficarem piscando freneticamente, é um sinal de que pode haver um invasor.

Fontes: Meu Positivo via tecmundo.com.br