:: Mantendo dados a salvo: saiba como fazer backup no seu computador

Rodrigo Lara – Colaboração para Tilt, em São Paulo

Felizmente, muita gente está atenta a importância do backup.

• 86% sabem o que é um backup

• 88% fazem o procedimento

• 69% estão mais preocupados em perder arquivos digitais do que objetos físicos

• Dentre as pessoas que não fazem, 32% alegam ter dificuldade em fazer o processo, enquanto 24% esquece de fazê-lo e outros 24% não considera necessário

O backup pode ser feito tanto para os dados armazenados em um computador quanto para celulares.

Qual é o melhor tipo de backup?

Nuvem

Trata-se de um serviço digital que armazena seus arquivos em um servidor. A vantagem está na possibilidade de configurar o espelhamento de arquivos de forma automática, o que dispensa a necessidade dos usuários ficarem lembrando de renovar suas cópias de segurança. Assim, sempre que há uma nova versão de um arquivo já existente – ou, ainda, um arquivo totalmente novo -, uma cópia é feita automaticamente na nuvem. E todo o conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet.

O único contra dessa solução são riscos de invasão de hackers e problemas no sistema das empresas, mas essas situações têm uma probabilidade extremamente baixa de ocorrer.

Armazenamento físico

Outra possibilidade para os backups envolve utilizar dispositivos de armazenamento físicos, como HD externos, cartões de memória e pendrives. A vantagem é que existe um único custo, o de adquirir um desses aparelhos. Considerando HDs de marcas conhecidas, um modelo com 1 TB de capacidade sai entre R$ 250 e R$ 300.

O lado de alerta é que os usuários precisam se lembrar de fazer essas cópias de segurança de tempos em tempos, além de tomar cuidado para manter os dispositivos protegidos e em segurança. Com o tempo essas soluções de armazenamento podem apresentar problemas, o que resulta em perda dos dados neles guardados.

Como fazer um backup seguro?

Um bom backup envolve, antes de qualquer coisa, adotar práticas que o tornem simples e eficiente. Essas são as sugeridas pela Kingston, empresa especializada em soluções de armazenamento e memórias:

• O ideal é garantir que as informações estejam salvas em mais de um lugar.

• Gaste um tempo organizando arquivos por pastas e separe as pastas por categorias. Isso facilita encontrar arquivos caso tenha que restaurar o backup.

• Inclua o backup em sua rotina, seja para salvar novos arquivos em drives externos ou na nuvem. Evite ficar muito tempo sem atualizá-lo.

• Elimine arquivos duplicados e se concentre nos mais importantes. Isso diminuirá o tamanho do backup e o tempo necessário para ele ser feito.

Manter uma boa organização nos seus arquivos, portanto, é um primeiro passo importante tanto para encontrar os arquivos caso eles precisem ser recuperados quanto para tornar o processo de backup o menos demorado possível.

via www.uol.com.br/tilt/