Alguns truques do Google Drive são possíveis por meio de extensões que permitem trabalhar com documentos offline e salvar páginas da internet
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura
O Google Drive oferece diversas possibilidades e conta com alguns truques escondidos. Desvendá-los pode ser uma forma de melhorar o fluxo de trabalho e deixar o armazenamento em nuvem ainda mais útil.
Para ter acesso a pastas e arquivos mais rápido no desktop, uma solução é instalar o Google Drive no computador e no smartphone. Depois de baixar o armazenamento no computador, o usuário pode escolher quais pastas do desktop deseja sincronizar com o Drive. Caso edite, exclua ou mova um arquivo em um local, a mesma alteração irá ocorrer no outro.
A ferramenta de escrita do Google Drive, o Docs, também conta com truques que facilitam a vida de quem precisa escrever. Um exemplo disso é a digitação por voz. Para acessar o recurso, o usuário pode clicar no item “ferramentas” no topo da página e irá aparecer a opção por “digitação por voz” ou utilizar o atalho “Crtl+Shift+S”.
Mas a digitação por voz não adiciona pontuação e pode cometer erros; por isso, é preciso ficar atento.
Quando o usuário deseja criar novos documentos, não precisa fazer o longo caminho de abrir o Drive, clicar no “+” do lado esquerdo da página e selecionar um tipo de arquivo. Em vez disso, ele pode usar um truque do Google Drive e, simplesmente, digitar algumas das seguintes opções na barra de pesquisa da internet:
Por meio da extensão do Chrome, Save to Google Drive, é possível salvar a maioria das coisas que você encontra online em uma pasta no Drive. No entanto, a ferramenta não permite armazenar apenas a parte de texto de alguma página da internet que interessa ao usuário. O recurso guarda uma espécie de imagem da página.
Outro truque para utilizar o Google Drive é mudar os arquivos de lugar apenas copiando e colando. O usuário pode clicar no arquivo que deixa transferir de pasta e apertar “Crtl + X”. Depois, na nova pasta, basta pressionar “Crlt + V” para que o documento esteja no local desejado.
Quem nunca encheu a nuvem de arquivos e depois ficou perdido sem saber como encontrar o que precisa? Para isso, o Google Drive disponibiliza um truque: a pesquisa avançada. Basta o usuário clicar no ícone ao lado da barra de pesquisa do Drive e aparecerão opções de filtrar os resultados por tipo, proprietário, palavras-chave, local e data de modificação.
O armazenamento em nuvem oferece a vantagem de possibilitar o acesso de arquivos em qualquer dispositivo, mas uma coisa não pode faltar: conexão com a internet. É possível transpor essa limitação por meio da extensão Google Docs Offline. Uma vez baixada a extensão, o usuário deve selecionar os arquivos que deseja que estejam disponíveis offline.
O Google Drive também conta com truques no teclado por meio de atalhos bastante úteis. A lista de atalhos pode ser vista ao pressionar as teclas “Shift + /”. Confira alguns abaixo:
via olhardigital.com.br