Plataforma de videochamadas do Google oferece recursos que ajudam na produtividade e na interação entre os usuários; veja como ativar cada função pelo computador
Por Débora Apolinario, para o TechTudo
O Google Meet é um dos aplicativos de chamada de vídeo mais utilizados na Internet, mas conta com algumas funções úteis ainda pouco conhecidas. Recursos como legendagem ao vivo, salas de reunião simultâneas e tradução em tempo real podem facilitar o dia a dia de quem usa a ferramenta para trabalho ou estudos. Abaixo, confira cinco recursos quase invisíveis do Google Meet que você provavelmente não conhece e vão mudar sua forma de usar a plataforma de videoconferências. Vale destacar que algumas funções só estão disponíveis para assinantes.
O recurso da tradução em tempo real do Google Meet por meio de legendas está disponível para os assinantes dos planos Business, Enterprise e Education, que contêm o Gemini Google. Idiomas como português, alemão, espanhol e francês podem ser traduzidos para o inglês. Porém, atualmente, a língua inglesa é traduzida somente para o chinês, turco, holandês, japonês, indonésio, sueco e vietnamita. É possível traduzir legendas pelo computador e em aparelhos Android e iPhone (iOS). Veja o passo a passo:
No computador:
Em aparelhos móveis:
A sala de reunião dividida do Google Meet, também chamada de “breakout room”, é uma função útil para encontros em que é necessário dividir os integrantes por grupos. Esta dinâmica acontece principalmente em processos seletivos virtuais. O recurso está disponível para assinantes do Google Workspace, sistema que reúne os apps do Google para empresas. O plano mais barato é o Business Starter, que custa R$ 35 por mês para cada usuário.
Vale destacar que a ferramenta pode ser ativada somente pelo computador, e ainda não é permitido gravar outras salas simultaneamente. É possível criar salas divididas durante uma reunião no Google Meet ou agendá-las no calendário do Google. Confira o passo a passo:
Durante a reunião no Google Meet:
Para agendar no calendário do Google:
A enquete é uma ferramenta importante para reuniões em que decisões precisam ser tomadas por inúmeros participantes. Os organizadores podem ativar o recurso somente pleo computador, mas é possível votar em dispositivos móveis. Vale ressaltar que este recurso também está disponível apenas para assinantes do Google Workspace. A seguir, veja como fazer uma enquete no Google Meet:
Esse recurso está disponível para todos os usuários do Google Meet. O passo a passo para ativar as legendas ao vivo na plataforma é fácil. Durante a reunião, vá na parte inferior da tela e clique em “Ativar legendas”. O tutorial é o mesmo para aparelhos móveis.
Essa é outra ferramenta que vale aplicar quando há muitos convidados em uma reunião online e muitas dúvidas a serem respondidas. O recurso, válido para todos os usuários do Google Meet, pode ser utilizado até 500 vezes por videochamada. Veja como organizadores da reunião podem ativar o recurso de Perguntas e Respostas:
Com informações de How To Geek e Suporte Google (1, 2, 3, 4, 5)
via techtudo.com.br