:: Google Meet: 5 funções quase invisíveis que vão otimizar suas reuniões online

Plataforma de videochamadas do Google oferece recursos que ajudam na produtividade e na interação entre os usuários; veja como ativar cada função pelo computador

Por Débora Apolinario, para o TechTudo

O Google Meet é um dos aplicativos de chamada de vídeo mais utilizados na Internet, mas conta com algumas funções úteis ainda pouco conhecidas. Recursos como legendagem ao vivo, salas de reunião simultâneas e tradução em tempo real podem facilitar o dia a dia de quem usa a ferramenta para trabalho ou estudos. Abaixo, confira cinco recursos quase invisíveis do Google Meet que você provavelmente não conhece e vão mudar sua forma de usar a plataforma de videoconferências. Vale destacar que algumas funções só estão disponíveis para assinantes.

1. Tradução em tempo real

O recurso da tradução em tempo real do Google Meet por meio de legendas está disponível para os assinantes dos planos Business, Enterprise e Education, que contêm o Gemini Google. Idiomas como português, alemão, espanhol e francês podem ser traduzidos para o inglês. Porém, atualmente, a língua inglesa é traduzida somente para o chinês, turco, holandês, japonês, indonésio, sueco e vietnamita. É possível traduzir legendas pelo computador e em aparelhos Android e iPhone (iOS). Veja o passo a passo:

No computador:

  • Passo 1. Durante a reunião no Google Meet, clique em “Mais opções”, “Configurações” e “Legendas”;
  • Passo 2. Selecione a língua original falada na videoconferência e ative a tradução de legendas em tempo real;
  • Passo 3. Agora, basta escolher o idioma a ser legendado.

Em aparelhos móveis:

  • Passo 1. Durante a reunião, toque na tela do celular e vá em “Mais controles” e “Configurações”;
  • Passo 2. Em seguida, ative as “Legendas instantâneas”, escolha o idioma original da chamada e toque em “Salvar”;
  • Passo 3. Depois, escolha o idioma a ser traduzido e selecione “Salvar” novamente.

2. Salas de reunião divididas

A sala de reunião dividida do Google Meet, também chamada de “breakout room”, é uma função útil para encontros em que é necessário dividir os integrantes por grupos. Esta dinâmica acontece principalmente em processos seletivos virtuais. O recurso está disponível para assinantes do Google Workspace, sistema que reúne os apps do Google para empresas. O plano mais barato é o Business Starter, que custa R$ 35 por mês para cada usuário.

Vale destacar que a ferramenta pode ser ativada somente pelo computador, e ainda não é permitido gravar outras salas simultaneamente. É possível criar salas divididas durante uma reunião no Google Meet ou agendá-las no calendário do Google. Confira o passo a passo:

Durante a reunião no Google Meet:

  • Passo 1. Após iniciar a reunião, clique no ícone de “Atividades” e depois em “Salas de sessão dividida”;
  • Passo 2. Um novo painel será aberto. Escolha o número de salas e separe os participantes em salas específicas ou estabeleça grupos aleatoriamente;
  • Passo 3. Em seguida, basta clicar em “Abrir salas”.

Para agendar no calendário do Google:

  • Passo 1. Crie um novo evento no calendário e clique na opção “Adicionar videoconferência do Google Meet”;
  • Passo 2. Após adicionar os participantes, vá à opção “Alterar definições da videoconferência”;
  • Passo 3. Em seguida, clique em “Salas de sessão dividida”, escolha o número de salas e separe os participantes manualmente ou escolha o modo “Atribuir aleatoriamente”;
  • Passo 4. Depois, é só apertar o botão “Guardar” para confirmar o agendamento no calendário do Google.

3. Criar enquete

A enquete é uma ferramenta importante para reuniões em que decisões precisam ser tomadas por inúmeros participantes. Os organizadores podem ativar o recurso somente pleo computador, mas é possível votar em dispositivos móveis. Vale ressaltar que este recurso também está disponível apenas para assinantes do Google Workspace. A seguir, veja como fazer uma enquete no Google Meet:

  • Passo 1. Clique no ícone “Atividades”, no canto inferior direito, e selecione a opção “Enquetes”;
  • Passo 2. Em seguida, vá em “Iniciar uma enquete”;
  • Passo 3. Agora, adicione uma pergunta e as alternativas. Para tornar a votação anônima, basta ativar a opção “As respostas aparecem sem nomes”;
  • Passo 4. Depois, é só postar a enquete com o botão “Lançar” ou guardar para compartilhar depois, na opção “Salvar”.
  • Passo 5. Após o término da reunião online, o organizador da videochamada recebe um relatório sobre a votação por e-mail.

4. Ativar legendas ao vivo

Esse recurso está disponível para todos os usuários do Google Meet. O passo a passo para ativar as legendas ao vivo na plataforma é fácil. Durante a reunião, vá na parte inferior da tela e clique em “Ativar legendas”. O tutorial é o mesmo para aparelhos móveis.

5. Gerar sessões de perguntas e respostas

Essa é outra ferramenta que vale aplicar quando há muitos convidados em uma reunião online e muitas dúvidas a serem respondidas. O recurso, válido para todos os usuários do Google Meet, pode ser utilizado até 500 vezes por videochamada. Veja como organizadores da reunião podem ativar o recurso de Perguntas e Respostas:

  • Passo 1. Em uma chamada no Google Meet, vá na parte inferior direita da tela e clique em “Controles do Organizador”;
  • Passo 2. Depois, encontre a opção “Atividades da reunião”;
  • Passo 3. Em seguida, ative a opção “Permitir perguntas” em Perguntas e respostas;

Com informações de How To Geek e Suporte Google (12345)

via techtudo.com.br