Agora quando você pesquisar algo no Google, a plataforma provavelmente vai te entregar um resumo gerado por inteligência artificial (IA)
O “AI Overview” (resumos gerados por inteligência artificial) vai chegar à Busca do Google em mais seis países – entre eles, o Brasil. A novidade aparece numa postagem colocada no blog da empresa na tarde desta quinta-feira (15).
“Após testes extensivos e feedback positivo, incluindo nos EUA e nos Search Labs globalmente, estamos levando a utilidade dos Resumos de IA [tradução livre] para seis novos países: Reino Unido, Índia, Japão, Indonésia, México e Brasil – junto ao suporte ao idioma local em cada país”, diz a postagem assinada pela diretora sênior Hema Budaraju que trabalha na Busca do Google.
A postagem traz outras novidades relacionados aos resumos gerados por IA na Busca do Google: links de referência e botão para salvar. Confira abaixo como cada uma funciona:
Uma delas é que os resumos vão trazer links usados como referências para o texto entregue pelo buscador. Isso pode ser útil tanto para o usuário checar as informações apresentadas quanto para expandir sua pesquisa, se quiser.
Como descrito na postagem no blog da empresa, os links vão aparecer de duas formas nos resumos gerados por IA. Confira abaixo:
Display de links à direita (também acessível no celular tocando nos ícones do site no canto superior direito);
Diretamente no texto dos resumos, na forma de hiperlinks (aqueles grifados nos quais você clica para acessar sites a partir de textos).
Este experimento mostrou resultados iniciais positivos: mostrar links para páginas de suporte diretamente nos Resumos de IA tem gerado tráfego maior para os sites dos veículos de comunicação. Continuaremos testando diferentes maneiras de apresentar informações que sejam mais úteis para as pessoas, priorizando abordagens que direcionam tráfego para sites relevantes.Hema Budaraju, diretora sênior que trabalha na Busca do Google, em post no blog da empresa
Botão de ‘salvar’
Outra novidade nos resumos gerados por IA do Google é o botão de salvar, semelhante aos que vemos em redes sociais para salvar postagens. No caso de pesquisas, a ideia deste recurso é servir de caminho para referências futuras e “voltar às informações úteis e links que você encontrou em sua pesquisa inicial”.
A postagem dá o seguinte exemplo: imagine que você pesquisou “quais são alguns projetos de ciência interessantes que posso fazer com meu filho de 12 anos”. “Basta tocar no novo botão “salvar” abaixo do seu Resumo de IA, e quando você realizar a mesma pesquisa novamente, você receberá o mesmo Resumo de IA em seus resultados.”
Também dá para navegar pelos resumos salvos ao tocar no ícone de perfil na Busca do Google e, depois, em “Interesses”.
por Pedro Spadoni via olhardigital.com.br