Google integra o Gemini 1.5 Pro aos aplicativos do Workspace, prometendo maior conectividade e produtividade para os usuários
Na conferência de desenvolvedores I/O que aconteceu nesta terça-feira (14), o Google anunciou a integração do Gemini 1.5 Pro, seu mais recente modelo de linguagem, na barra lateral direita dos aplicativos do Workspace, incluindo Docs, Sheets, Slides, Drive e Gmail. Esta medida visa melhorar a conectividade entre esses aplicativos, utilizando um único assistente virtual capaz de acessar e gerenciar os dados do usuário em todas as plataformas.
Aparna Pappu, Gerente Geral e Vice-Presidente do Workspace do Google, destacou que os usuários há muito desejavam uma forma mais integrada de executar tarefas que envolvem múltiplos aplicativos. O Gemini pretende atender a essa necessidade, permitindo ações como enviar e-mails baseados em dados do Sheets ou configurar lembretes para responder a e-mails sem a necessidade de alternar entre os aplicativos.
O assistente pode pesquisar e recuperar informações de todos os documentos, e-mails e arquivos salvos na conta do Google do usuário.
Um exemplo prático fornecido por Pappu envolvia a busca por detalhes sobre um jogo do time da NBA New York Knicks. Em vez de buscar informações genéricas na web, o Gemini pode localizar detalhes específicos de um ingresso armazenado como PDF no e-mail do usuário.
Os primeiros testadores acharam essa funcionalidade particularmente útil para organizar recibos e gerenciar despesas, onde os usuários podem instruir o Gemini a coletar recibos de várias fontes e organizá-los em uma pasta no Drive ou em uma planilha no Sheets.
por Ana Luiza Figueiredo via olhardigital.com.br