:: Aplicativo para escanear documento: como fazer pelo Google Drive

Por Júlio César Gonsalves Para o TechTudo

O aplicativo do Google Drive pode ser usado para escanear documentos pelo celular e funciona em aparelhos Android e iPhone (iOS). Para aqueles que enfrentam limitações de recursos ou não têm acesso a scanners convencionais, essa funcionalidade oferece uma alternativa viável. A plataforma facilita tarefas profissionais ou pessoais, ajudando a guardar e enviar documentos importantes. No caso do Android, a integração nativa do Google Drive simplifica o processo, eliminando a necessidade de buscar por plataformas de terceiros. Já para usuários do iPhone (iOS), será necessário fazer o download do app. A seguir, confira o passo a passo para escanear documento com o Google Drive.

Como escanear documento usando o Google Drive

Passo 1. No Android ou no iPhone (iOS), comece abrindo o aplicativo Google Drive. Na parte inferior direita, toque em “+” ou no ícone de “Novo”. Em seguida, selecione a opção “digitalizar”. Em alguns aparelhos o ícone de uma câmera aparece na tela inicial, basta clicar sobre para começar o processo;

Passo 2. Aponte a câmera do seu dispositivo para o documento que deseja digitalizar. Uma linha azul fará uma varredura, mostrando onde a imagem será cortada. Em seguida, tire uma foto nítida do documento;

Passo 3. Use a barra de tarefas no rodapé da tela para fazer ajustes. Você pode “Cortar e Girar”, ajustar as cores ou fazer a imagem em escala de cinza tocando em “Filtro”. Apague manchas, dedos e outros elementos indesejados tocando em “Limpar”;

Passo 4. Caso necessário, digitalize outra página, clicando no sinal de “+” ao lado da miniatura da página já digitalizada. Repita as edições de sua preferência usando o Menu inferior ou adicione quantas páginas desejar;

Passo 5. Caso não goste de alguma página capturada, clique no ícone de lixeira para excluir. Você pode voltar em páginas anteriores apenas clicando sobre a sua miniatura. Também é possível excluí-las;

Passo 6. Logo em seguida, toque em “Concluído” e nomeie o arquivo conforme desejar. Basta tirar o nome automático, clicando no botão de (X) e escrever o título de sua preferência;

Passo 7. Com o título definido, clique em “Salvar” e o arquivo será armazenado no seu Google Drive. Para compartilhar, basta acessar a lista de documentos na página inicial, clicar no menu de três pontinhos e selecionar a opção “Enviar cópia”. Por fim, escolha para qual contato ou aplicativo o documento será enviado.

Com informações de Google Drive HelpThe Verge e 9TO5 Google.

via techtudo.com.br/